top of page

Descobrindo o Poder da Viagem Lenta.

Atualizado: 6 de nov. de 2024


ree
Tortora, Região da Calábria, Itália

Em 2019, percorri a Itália de norte a sul em 28 dias. Durante essa viagem, comecei a refletir sobre a maneira como explorava cada cidade, e se àquilo fazia algum sentido genuíno na minha experiência como viajante.


Apenas no final da jornada, cheguei a conclusão de que não poderia mais viajar daquele jeito.


Correr de um lado para outro não fazia mais sentido, e mesmo sabendo que o motivo era porque - ficaria pouco tempo no país - era melhor "perder" a chance de conhecer uma determinada cidade a não vivenciar de forma autêntica nenhuma delas.


Comecei a relembrar que, quando tinha a chance de por o pé na estrada, na grande maioria das vezes, sempre preferi uma viagem mais calma, com destinos desconhecidos, fora de temporada ou sem muitos turistas.


O paz interior que eu buscava estava longe, bem longe, dos grandes centros urbanos, lugares badalados ou super reconhecidos com "pontos turísticos" famosos.


Recordo que escolhia viagens em que poderia esconder-me do mundo - pequenas cidades do interior, praias desconhecidas, antigas estações de trem, mosteiros - sempre me pareciam o passeio ideal.


À medida que reflito mais profundamente sobre isso, percebo que a verdadeira essência de uma viagem está na conexão gradual - mais lenta - com o lugar; nas experiências do dia a dia; na observação contemplativa; no contato com a história e pessoas do lugar; enfim, nas memórias significativas que acumulamos ao longo do caminho.

Além disso, vejo que viajar é uma oportunidade de reencontrar meu ritmo, desacelerar e redescobrir a beleza do mundo.


ree
Província de Cosenza, Itália

Transformação Através da Viagem Lenta


No final de 2021, decidi fazer uma pesquisa informal sobre Slow Travel e suas características, buscando entender mais sobre como minha viagem pela Itália, influenciou diversos aspectos do meu cotidiano.


Aquela jornada me proporcionou muitos insights sobre em que direção estava levando minha vida e como perdia tempo com inutilidades. Me ajudou também a tomar decisões em favor da minha saúde física e mental.


Embora seja evidente que uma única viagem, não tenha o poder de transformar radicalmente a vida das pessoas, acredito que, na minha experiência, a mudança de espaço físico e a imersão em uma nova realidade, ajudaram a ampliar minha visão sobre o mundo e a maneira como eu atuava nele.


A minha forma de experimentar o tempo, mudou. Assim como, meu olhar sobre as coisas - de paisagens à pessoas.


Prestar atenção ao ambiente ao meu redor, e como ele impacta meus sentimentos, sensações e pensamentos, tornou-se um hábito que me proporciona, em certa medida, contentamento e bem-estar.


Ao incorporar práticas contemplativas, arte, filosofia e psicologia, descobri uma interseção rica entre Slow Travel, saúde mental e tempo livre.

Penso que esses temas entrelaçam-se de maneira intuitiva, oferecendo reflexões valiosas sobre como melhorar tanto nossas viagens quanto nossa vida cotidiana.


Ainda estou no processo de leitura e integração de vários conteúdos que considero relevantes ao tema da Viagem Lenta.


Compartilho esse relato com o desejo de inspirar outras pessoas a explorarem o Slow Travel não apenas como um novo jeito de viajar, mas como uma filosofia de vida que nos possibilita encontrar significado e conexão com o mundo.


P.S.: Este é um projeto em construção!...



📝 PRINCIPAIS REFERÊNCIAS DO POST*:

A arte da quietude: Aventuras rumo a lugar nenhum. Pico Iyer (2015)

Andar a pé: um ritual interior de sabedoria e liberdade. Henry David Thoreau (2021).

Caminhar, uma filosofia. Frédéric Gros (2009)

Como os artistas veem o mundo. Will Gompertz (2023)

Devagar. Carl Honoré (2019)

The Holiday Makers. Jost Krippendorf (2016)

Perfect Days. Filme de Wim Wenders e Takuma Takasaki (2023)


🐌 GUIA BÁSICO DO SLOW TRAVEL:


*Nota: Este post é um editorial.

*Artigo © 2021–2024 Viajar Sem Pressa. Todos os direitos reservados.

Quer saber mais?

Contemple todas as viagens, dicas de filmes e livros no Instagram.

Ouça a trilha sonora oficial do blog Viajar Sem Pressa no Spotify.

Assista os vídeos do blog Viajar Sem Pressa no Youtube.



© 2021-2024 by Viajar Sem Pressa

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Spotify Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
bottom of page